Mentiras sinceras nos interessam?


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Quanta verdade você é capaz de aguentar?
Deus inventou o homem ou o homem inventou Deus? Nietzsche


Depois de ouvir ontem algumas verdades na cara, coisas que tinha plena consciência e ninguém nunca tinha dito na cara dura tudo para mim. Fiquei pensando em quantas verdades um ser humano é capaz de aguentar.
Existem verdades que talvez geram sentimento de culpa, podem ser insuportáveis.Existem aqueles que se suicidam por causa de verdades e tem os que matam por causa de verdades, o que seria um caso patológico. Mas, se a maioria das pessoas não possuíssem um certo 'controle' não suportaria a verdade do que acontece com nosso corpo físico no fim da vida (que é uma verdade muito dura para todos ou grande maioria) e que a vida é muito muito curta. Existem os que fogem da verdade com o famoso 'prefiro não opinar', eu acho que em caso de verdades, considero não uma forma de ficar em cima do muro, mas a falta de enfrequenta-la.
Uma vez um conhecido disse assim para mim que achava que verdades não existiam. Fiquei admirada. Ele torna a vida tão agradável para SÍ, pois consegue fugir da idéia de ter que bater de frente com coisas que não o agradam, ele se anula. Realmente seria muito agradável se anular desses tipos de verdades (que mesmo quando precisamos ouvi-las, elas doem um pouco, a gente encarar certas coisas da gente é sempre complicado, ainda mais quando terceiros mostram isso), mas a vida fica alienada e alienação esta entre as piores coisas que um ser pode ter.

A verdade ou melhor dizendo, a realidade é para poucos,muito poucos. É preciso saber viver com ela, saber seguir sua razão. E logo me veio a frase do Cazuza "Mentiras sinceras me interessam." nunca consegui entender o que ela significava, mas consegui parar para pensar mesmo não sabendo se minha conclusão estaria certa, cada um tem sua interpretação para frases tão subjetivas. Entendi que "mentiras sinceras" a mentira seria uma verdade, dizer a verdade de uma forma que doa a quem ouve.
A verdade é sempre melhor, mas também é necessário saber dize-la, tendo em mente que nem todos estão preparados para isso.



Previous posts


arquivo



Amigos